Para ler hoje – sobre política

0202032

Declaro desde já, que abandonei por pequenos instantes a poesia, para ser realista. E que tenho opiniões políticas, a maioria delas bem definidas. Sou um animal político – fiquemos com a visão de Aristóteles sobre a natureza do homem – e amo o meio pelo qual exerço meu papel como cidadã. Sim, eu acho bonito e importante votar. E ir à manifestações. E acho a militância – voluntária – um papel essencial e lindo. Tenho muito orgulho dos meus amigos, nesse caso não importando a corrente política que defendam, que entendem seu papel na sociedade e buscam fazer a diferença dentro dos meios democráticos. E os que buscam meios revolucionários também, por que não?

Por isso venho por meio desta incentivar vocês a, no dia 5 de outubro, fazerem política. Se você não concorda em ser obrigado a ir às urnas, acredite, compartilhamos da mesma opinião. Mas se for, por favor, não vote no primeiro candidato que você recebeu o papelzinho na rua. E, não me leve a mal – tente me levar a sério – eu entendo a sua crise de representatividade, mas não a sua inércia. O sistema partidário não é exclusividade do Brasil, existe em diversas partes do mundo. E funciona. Se você não conhece ninguém na política que te represente, procure. Se você não sabe o que quer defender, descubra. Se tem preguiça de se interessar por política, entenda que você faz parte dela. É preço que pagamos pela democracia, estar sempre vigilantes. E, por favor, acredite, não é um preço alto, é gratificante.

Agora vem a parte mais difícil. Existem muitos partidos, muitos candidatos e muitas correntes de pensamento. Conhecer o que eles falam, porque falam e aos interesses de quem atendem é essencial. O Banco Central atua emitindo moeda e escolhe a taxa de juros básica, atua no câmbio e influencia na inflação. Saber se ele vai ser autônomo ou o governo que vai regular é importantíssimo para o seu dia-a-dia. Entender porque a Marina quer a autonomia e a Dilma mais ou menos (autonomia operacional) faz toda a diferença na hora de votar. Entenda sobre isso lendo livros de economia ou revistas confiáveis. E falando nisso, cuidado com informação falsa, incompleta. A Luciana Genro vai aumentar o imposto? Sim! Sobre as grandes fortunas. Se você não é um milionário, esse imposto não recai sobre você. E outra coisa, o mercado auto-regulável não é uma entidade divina que resolve todos os problemas da humanidade. Ele cria mazelas sociais. Se quer ser liberal, entenda o que eles pensam sobre isso e como procuram resolver a questão. O problema não é você ser de direita/esquerda, é você não entender o discurso que reproduz.

E o mais importante, amores, a eleição não é tudo. Ela é parte importante do processo, mas entenda, é um processo. Seus candidatos vão trabalhar em seus novos/antigos cargos e precisam que você os de apoio e os supervisione. Existem manifestações para ir, movimentos estudantis, políticos, de minorias para se engajar, audiências públicas para assistir, partidos a se filiar, livros para ler, enfim. A vida política é vasta e você pode e deve fazer parte dela. Não pense que você conseguiu tudo sozinho e não deve nada aos movimentos sociais. Se você é uma empresária linda e bem sucedida, tem sangue e luta de muitas feministas que exigiram o seu direito de votar, trabalhar e estudar. Se você é um aluno dedicado que passou no vestibular, acredite, quem faz pressão para que você tenha um ambiente de qualidade para estudar são os alunos e os sindicatos de professores, funcionários. Se você hoje pode considerar justa toda forma de amor, muitos movimentos LGBT foram às ruas por uma sociedade mais justa. Essas lutas continuam e precisam de você.

E pelo amor de deus! Tire nosso criador dessa jogada – se acredita nele. Tenho certeza que ele não te deu jurisdição para dar pitaco no casamento de ninguém. E sinceramente, órgão excretor não reproduz, mas a gente não faz sexo só pra isso, né?

Samyres Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s