Gentileza é viciante!

20140916-100658-36418668.jpg

Eu tinha todos os motivos do mundo para explodir. As coisas não estavam dando certo, cansei de cair de cara no concreto. Eu tinha o direito descontar nessa sociedade escrota, que tanto me causa aflições, angústias e decepções. Calma, não é bem assim, certo? Mas tenho certeza que foi o que você pensou quando gritou com seu melhor amigo sem motivo algum. Ou tratou mal o garçom que nada tinha a ver com seus problemas.

Pois aqui e agora eu confesso: tinha todos os motivos do mundo para explodir. Mas não o fiz, sabe por que? Porque pólvora sem chama não faz nada, e sou eu quem tenho o isqueiro. O mundo te corresponde com o que você envia para ele. Então, que tal transbordar o melhor de si? Nós odiamos injustiças, então por que praticamos com os outros? Você exige que ele se desculpe, mas quando foi a última vez que pediu perdão?

Hoje, ao invés de tentar competir com a moça para ver quem passava pelo lado estreito da rua primeiro, dei-lhe passagem com um gesto cordialmente bobo. Daqueles que simulam tirar uma cartola da cabeça. Ela me respondeu com um plié, levantando uma saia que fingia ter, gesto cordialmente bobo de agradecimento. E nós rimos, às seis da tarde, no centro lotado e caótico do Rio de Janeiro.

O metrô estava cheio, não lotado, mas eu estava em pé e cansada. Se eu reclamasse, provavelmente uma das senhoras ali presentes concordaria comigo e começaríamos a maldizer a vida. Eu preferi cantarolar e timidamente dançar “Don’t stop me now” que estava tocando do meu fone de ouvido. Com certeza várias pessoas me acharam esquisita e talvez até um pouco ridícula. Porém, fiz um velhinho rir tão sinceramente que ganhei um elogio, que me valeu o dia.

Eu poderia ter explodido, mas não o fiz. Simplesmente porque gestos de gentileza durante o dia amenizam meu catalisador de amargura. E acreditem, isso é viciante.

Samyres Freitas

Deixe um comentário

